Cuida de ti mesmo

Postado em por na categoria Crônicas.

Tenho ouvido com certa frequência a seguinte pergunta, por que você corre?  Aqui vai minha resposta.

A vida nos obriga a fazer escolhas. Uma jornada de intensa alegria e autogratificação, pode nos conduzir a finais trágicos. Escolhas que parecem acertadas e que produzem o prazer imediato, podem esconder um processo lento e corrosivo de autodestruição. Outras vezes, um caminho que nos conduz em direção a dor, ao limite, a sensação e expressão de extrema fragilidade, pode nos levar a um final glorioso. É certo que terminar uma maratona é uma glória passageira, fugaz, mas, ainda assim, cheia de significado.
O caminho que nos faz superar os 42,195 Km de uma maratona é longo, com uma ampla variedade de desafios. Ele nasce no silêncio de um desejo secreto, que teme se tornar palavra, um compromisso público. No meu caso nasceu da necessidade de superar um estilo de vida sedentário, que estava colocando minha saúde em sério risco, e levou-me a pedir ajuda, a reconhecer que algo deveria ser feito e que, sozinho, não seria capaz realizar. Assim, junto com um processo de reeducação alimentar, cheguei até um grupo de corrida. Eu perguntava, será que a esta altura da vida ainda sou capaz de aprender? Será que sou capaz de lutar contra hábitos tão profundos na minha forma de me alimentar, descansar (ou não descansar)? Será que ainda sou capaz de encontrar um estilo de vida que saiba discernir as prioridades em meio as minhas muitas urgências? Como encontrar tempo em meio a tantas coisas importantes que estou envolvido?
Comecei lentamente, com o auxílio de minha bengala, a caminhar. Em sofrimento seguia os meus curtos passos, a cada passo uma luta com a vontade de desistir mas, cada metro vencido era uma vitória. As mudanças começaram ocorrer, do lado de fora, o meu peso foi baixando, a maior mudança contudo, estava ocorrendo, de forma sutil, de dentro para fora. No grupo as pessoas compartilhavam suas histórias, de como aquele momento de correr se tornou em um novo estilo de vida. Me encantava ver como se dava esta transposição da superação de obstáculos nos treinos e provas para as experiências cotidianas da vida. Neste ambiente ouvi dos 5Km, dos 10km, sentia um misto de atração e temor pelo desafio. Entre apavorado e exultante ouvi pela primeira vez o meu treinador dizer, “chegou o momento, você deve se inscrever na próxima corrida de 10 Km!” A euforia tornou-se ansiedade mas lá, no dia da prova, uns amigos se colocaram ao meu lado e disseram, “vamos juntos, fica tranquilo você consegue”.E assim foi, com os 15Km, os 21Km, e os 25Km, até chegar a ideia dos 42,195 Km.
Vieram os treinos longos. Eles me ensinaram a discernir entre prioridades, a mudar a forma de me alimentar e descansar, a rever meus hábitos em relação ao consumo de água e da disciplina do sono. Chegou o dia da primeira maratona, havia memorizado o percurso, seguido a risca toda as recomendações do mestre. Resolvi seguir um corredor experiente, queria manter um ritmo seguro que me permitisse concluir aquela prova. Doce ilusão, maratona não é matemática, as coisas ocorrem de maneira surpreendente. No 33 Km meu pacer “quebrou”, agora teria que seguir só, foi um momento de pavor. Um pouco adiante encontrei o meu treinador, ele reforçou algumas recomendações sobre como seguir adiante e não somente isso, ele chamou um companheiro de equipe e disse, ” acompanhe o Ziel até o 38Km, se ele não sentir câimbras até lá, deixe-o seguir adiante.” Quando me vi sozinho no 40Km exausto, pensei, ” vou desistir tão perto do fim?” Nisso ouvi a voz de uma companheira de equipe que se aproximava e dizia, ” pode tirar essa cara de desistência do rosto, eu vou te levar até o final, respire e siga o meu ritmo!” Cruzar a linha de chegada foi algo profundo, especial, reverente, magnífico, uma experiência espiritual (acho que um pastor pode falar assim, não é?). Desde 2010 essa experiência de concluir uma maratona já se repetiu por 7 vezes.
Seria necessário um livro para poder descrever todas as transformações pelas quais tenho passado como resultado deste novo estilo de vida, acho que ainda o escreverei. Tudo isso me veio a mente para lembrar que, nossa humanidade não é contrária a nossa vocação, que o cuidado com a saúde modela o exemplo de mordomia deste dom magnífico que Deus nos deu, a vida! Como escreveu Paulo a Timóteo; “tem cuidado de ti mesmo e da doutrina”. Isso tem implicações ministeriais importantes. Concluir uma maratona é um momento de glória, de certo fugaz, mas cheia de significado. É um momento de gratidão ao Autor da Vida.

Então, o que nos impede de levar a sério o cuidado com nossa saúde física? O que isto revela?

Um forte abraço e o desejo de um 2014 com mais cuidado de ti mesmo e da doutrina.

Ziel Machado

Esta foi a minha sétima maratona (Curitiba), a mais dura por causa do difícil percurso, concluí-la foi uma grande alegria.

29 comentários para este post:

  1. Fabio Carrenho

    Obrigado Ziel por compartihar este texto.
    Obrigado por ser alguém acessível e que pronto a repartir tudo o que tem aprendido.
    Saiba que aprendo muito com você e sua força de vontade me ajuda e me inspira a cuidar de mim também!
    Agora em Dezembro farei minha primeira São Silvestre!! Pro ano que vem quem sabe uma Meia Maratona!
    Um forte abraço e muitas corridas em 2014!

    Responder
    • Ziel Machado

      Obrigado querido amigo Fabio, será uma alegria correr contigo uma prova. Curta muito a São Silvestre, é uma prova fabulosa.
      Ziel Machado

      Responder
  2. Ricardo Araújo

    Pr. Ziel,
    Obrigado, por compartilhar um pouco dessas vitórias conosco.
    Extremamente honrado de ter um pastor assim!!!

    Um grande abraço

    Responder
  3. Diego Stallone

    Ziel,

    Ainda não tivemos a oportunidade de nos conhecermos pessoalmente, tentei no ano passado convidá-lo para vir aqui no Rio falar na Igreja que congrego, mas infelizmente, não foi possível. Enfim, tenho acompanhado suas pregações (na verdade, de todo o pessoal do Missão na Íntegra) sempre que posso, e tem me abençoado muito, muito mesmo.

    De fato, graças a Deus, você tem “cuidado da doutrina”.

    Além disso, seu testemunho de busca pela saúde tem impressionado a muitos, e comigo não é diferente. Estou nessa luta de perder peso, cuidar do açúcar que está alto, da pressão, enfim, heranças de alguns anos (tenho 29) de sedentarismo e excessos. Ler um pouco da sua história e transformação de hábitos, me incentiva.

    Pela graça de Deus, você tem tido cuidado de si.

    Que Deus nos dê oportunidade de estar juntos e, que Ele me ajude a seguir o seu exemplo, e de tantos outros irmãos e irmãs, que tem buscado zelar, tanto da doutrina, quanto de si mesmo!

    Obrigado por compartilhar!

    Abraço grande!

    Responder
    • Ziel Machado

      Olá Diego
      Será uma alegria o dia em que se torne possível este encontro. Conte com minha torcida para esta mudanças de hábitos, estou certo de que você será muito beneficiado. Deus te abençoe, um grande abraço!
      Ziel Machado

      Responder
  4. Robson Monteiro

    Muito feliz por você e esta história maravilhosa.
    Que Deus continue cuidando de ti e de seu ministério.
    Um grrande abraço,
    Robson

    Responder
    • Ziel Machado

      Querido amigo Robson
      Obrigado pelas dicas iniciais para esta virada de consciência e atitude, sempre serei grato a você a e Ida, pois tudo isso começou numa conversa com vocês.
      Abração
      Ziel Machado

      Responder
  5. Nelson Júnior

    Olá Ziel, tudo bem? Espero que sim. É motivo de muita alegria em saber que tenho um primo que vence suas dificuldades com muito afinco e com desafios que poderão leva-lo a um nível mais elevado e poder mostrar para todos que é possível, só basta ter força de vontade e não se entregar jamais! Você que conhece um pouco da minha história, deve saber que sempre tive ou tivemos muitas dificuldades mas que podemos transpor todas elas encarando-as de frente e com isso obter experiências para nossa vida.
    Eu gostaria de saber sobre o seminário Servo de Cristo, você dá aulas? Estou interessado. Um abraço!

    Responder
    • Ziel Machado

      Oi Junior
      Obrigado pelo comentário. Deus te abençoe muito, assim como a tua familia.
      De uma olhada no site do Seminário, temos muitas explicações ali.
      Abração
      Ziel

      Responder
  6. Douglas Porto

    Querido Ziel,

    Parabéns pelas vitórias físicas e espirituais. É muito bom saber que você (uma das poucas referências cristãs sérias) leva a sério o zelo que tem por sua vida.

    Um forte abraço e que Deus te abençoe,

    Douglas

    Responder
  7. Eli Ikuta

    Ziel,
    A sua busca por uma vida equilibrada me inspira e inspira a muitos.
    Que essa boa semente possa se multiplicar e mudar o hábito de vida de muitos!!!!
    Um grande abraço,
    Eli

    Responder
    • Ziel Machado

      Obrigado Eli. Sigamos juntos nesta busca pelo o equilíbrio, aquilo que a Bíblia chama de domínio próprio.
      Abração
      Ziel

      Responder
  8. Marcos azevedo

    Querido sentir essa mesma sensacao quando cheguei aos 40 ….pensei, mudei e estou pagando pela mudanca, nao sou maratonista mas precisava de algo que me desafiassem que a vida e muito importante mais que uma mesa farta de manjares….decidi reeducar e buscar um personal trainer nessa luta comigo ….com dois fica mais facil e minha esposa entrou nesta comigo minha filha ai vamos pois o nosso corpo e o templo do Espirito Santo e porque nao trata-lo bem….Parabens pelo seu desafio vou estar sempre torcendo por vc brilhante historia.

    Responder
    • Ziel Machado

      Oi Marcos
      Seja qual for o caminho que você encontrou para o cuidado pessoal, continue nele, com a benção de Deus!
      Abração
      Ziel Machado

      Responder
  9. Gilson Silva

    Olá Ziel! Conheço essa tua história e sempre sou abençoado, quer ouvindo, quer lendo. Foi depois de ouvir uma parte de seu testemunho, num PAM, que senti-me motivado para começar a treinar com a Jacque. Temos corrido 5K, 6K, 10K e 21K e espero um dia poder correr uma maratona também, para experimentar outras emoções, e tentar superar outros limites, se Deus quiser.
    Obrigado por mais esse texto abençoador,
    Abraço forte,
    Gilson Silva

    Responder
    • Ziel Machado

      Querido amigo Gilson
      Muito bom saber que outros podem ser edificados e tocados por nosso exemplo. Que o Senhor nos mantenha como servos úteis para a edificação de Sua igreja.
      Abração e ânimo querido amigo! Deus te abençoe!
      Ziel

      Responder
  10. fatima Froes

    Ziel, Chorei ao ler seu depoimento. Tenha certeza que se lançar um livro será um sucesso. Logo de cara me identifiquei com a pergunta tão insistente: Porque voce corre?
    Quem pergunta na verdade já considera que tem a resposta. Considera um bando de loucos. Mas não faz mal, pois já fui chamada assim: Sou Corinthiana e quando chorei ao ver o meu time voltar para a primeira divisão também nos chamaram de um bando de Loucos.
    Comecei a correr com 47 anos, tenho 49 anos e já fiz uma meia maratona, também tenho o objetivo de chegar a minha primeira maratona , se Deus assim permitir em 2014.Além de correr gosto de convidar os amigos para treinar e correr juntos. Na última prova ma Minha cidade Mogi das Cruzes fomos em 15 pessoas da IMeL Mogi – Igreja Metodista Livre – na corrida o Rei da Montanha – Sabaúna – Mogi. O que mais me chamou a atenção é que realmente só me trouxe benefícios na minha vida como um todo. Obrigada Ziel e Deus continue te abençoando e te protegendo a cada passo. Valeu!

    Responder
    • Ziel Machado

      Oi Fátima
      Que bom saber que o mesmo te edificou, obrigado pelo apoio a idéia do livro, estou realmente comprometido com isso. Continue firme nos treinos, em pouco tempo você vai curtir uma boa maratona!!
      Deus te abençoe!

      Responder
  11. Rogério Cerqueira

    Olá Ziel, você é uma inspiração pra minha vida. Estou precisando ouvir testemunhos assim, como o seu e o do Pr. Ed René Kivitz… Acho que me encontro como você quando resolveu fazer alguma coisa para mudar a sua vida. Quero te dizer que, à medida que eu for mudando o meu estilo de vida, você será parte da minha inspiração. Afinal, creio que um dos objetivos da comunhão seja a influência e o exemplo a alcançarmos o inalcançável. Um forte abraço Ziel. Continue a deixar Deus te usar para inspirar a minha vida.

    Responder
    • Ziel Machado

      Olá Rogério

      Que bom ouvir este comentário. Sua mente já está na direção correta, isso é fabuloso! A próxima etapa se chama, o primeiro passo, isso mesmo, apenas um passo. Passo a passo você vai cumprir sua jornada e chegar a meta. Pense apenas no próximo passo, um de cada vez. Estou certo de que a alegria do primeiro passo vai te motivar na direção de teu sonho. O Senhor Deus vai abençoar tua decisão de obediência, ao cuidar de si mesmo. Nós estaremos aqui para te apoiar e celebrar contigo a tua vitória.
      Deus te abençoe!
      Abração
      Ziel Machado

      Responder
      • Joaquim Rodrigues Vieira.

        Bom dia Pastor Ziel Machado. De facto tem que haver etapas, pois só fiz 29 quilómetros no Brooklyn Paulista a 40 anos a traz e andei de muleta 3 dias. Mas a maratona era de 42 Km. Eu só treinava 1 vez por semana. O corpo precisa de tempo e disciplina para alcançar algum objectivo. Acompanhei os comentários todos. Sou israelita na admiração do povo, mas nasci em Leiria Portugal pois é daqui que voz envio saudações e parabéns pelo bom texto que nos blinda.

        Responder
        • Ziel Machado

          Oi Joaquim
          Isso mesmo, um passo de cada vez! Que o Senhor fortaleça os teus passos em 2014!
          Abraços
          Ziel

          Responder
  12. Ziel Machado

    Muito obrigado Andrea, palavras como as tuas me animam muito a seguir refletindo sobre este tema. Um abençoado 2014 para ti e tua família

    Responder
  13. Ziel Machado

    Oi Airô
    Que gostoso receber tuas palavras tão carinhosas de apoio! Deus te abençoe muito e encha os teus dias de cheiro suave e aromas de poesia!
    Abração
    Ziel

    Responder
  14. Ziel Machado

    Opa, agora terei que escrever mesmo! kkk
    Será alegria correr uma prova contigo André! Deus abençoe os teus planos e os use para Sua glória.
    Abração
    Ziel

    Responder

Deixe um comentário

  • (Seu e-mail não será publicado)

Current ye@r *