Cristo, Sofrimento e Esperança – Pr.Rivanildo Guedes

Postado em por na categoria Devocional.

Pois nossa tribulação leve e momentânea produz para nós uma glória incomparável, de valor eterno, pois não fixamos o olhar nas coisas visíveis, mas naquelas que não se vêem; pois as visíveis são temporais, ao passo que as que não se vêem são eternas

II Coríntios 4:17-18

 

            Existe um ditato popular dos Americanos do Norte, que diz – O Americano tem duas certezas: A primeira que sempre pagará impostos e, a segunda, que morrerá!

Pensando em nossa realidade como povo de Deus, podemos parafrasear este ditato e afirmar – Nós temos duas certezas: A primeira que sofreremos e, a segunda, que morreremos!

De modo algum quero parecer pessimista. Devemos lembrar das Palavras de Jesus, quando Ele disse: No mundo tereis aflições! As tribulações sempre nos rodearão desejando nos consumir.

Não obstante esta verdade, o extraordinário da vida com Deus é que Ele nos propõe um novo olhar acerca do sofrimento e das provações desta vida. Ou seja, é possível, em meio aos desafios da vida, crescermos na semelhança de Cristo Jesus.

O Apóstolo Paulo nos diz que os sofrimentos desta vida são leves e momentâneos, ao passo que o peso da presença de Deus (glória) é eterno. Ainda que o sofrimento seja constante ele não vem pra ficar, mas a boa mão de Deus juntamente com Sua misericórdia e fidelidade nos seguem todos os dias de nossas vidas. Por causa da esperança que temos em Jesus, o qual venceu a maior causa de sofrimento humano, a morte, podemos esperar sempre melhores dias.

O sofrimento, portanto, é a principal ferramenta que o Pai se utiliza para nos fazer dependentes Dele. É por isso que Paulo pode afirmar com tanta segurança: “E não somente isso, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz perseverança, e a perseverança, a aprovação, e a aprovação, a esperança e a esperança não causa decepção, visto que o amor de Deus foi derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5:3-5).

            No final das contas o sofrimento (provação e tribulação) pode ser vivenciado com alegria e grande expectativa de que algo novo da parte de Deus será acrescentado a nós. Alguns dos tantos produtos que podem ser derivados dos dramas da vida são sabedoria e maturidade.

Se alegre com a grande possibilidade que você tem de, ainda hoje, subir mais um degrau na vida com Deus por causa da sua postura diante do sofrimento!

Pr. Rivanildo Segundo Guedes

Deixe um comentário

  • (Seu e-mail não será publicado)

Current ye@r *